idade pelo radiocarbono - перевод на русский
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

idade pelo radiocarbono - перевод на русский

ISÓTOPO NATURAL DO CARBONO
Carbono 14; Radiocarbono

idade pelo radiocarbono      
яд. физ., геол. радиоуглеродное датирование
idade pelo radiocarbono      
- (яд. физ., геол.) радиоуглеродное датирование
Idade Média         
  • Reencenação contemporânea de um torneio medieval na Polónia.
PERÍODO DA HISTÓRIA ENTRE 476 D.C A 1453
História Medieval; Idade média; Medieval; Era medieval; Alta Idade Média; Baixa Idade Média; Época medieval; História medieval; Era Medieval; Idade Medieval; Idade Média Plena; Medievo; Medievais; Período medieval; Idade Média Antiga; Idade Média Tardia; A Alta Idade Media; Idade Média Clássica; Medievalidade; Tempos medievais; Medievalista; Idade Media; Europa medieval; Idade da Fé; Baixa Idade Media
средние века

Определение

medieval
adj (medievo+al3) Pertencente ou relativo à Idade Média; medievo.

Википедия

Carbono-14


O carbono-14, C14 ou radiocarbono é um isótopo radioativo natural do elemento carbono, recebendo esta numeração porque apresenta número de massa 14 (6 prótons e 8 nêutrons). Este isótopo apresenta dois nêutrons a mais no seu núcleo que o isótopo estável carbono-12.

Entre os cinco isótopos instáveis do carbono, o carbono-14 é aquele que apresenta a maior meia-vida, que é de aproximadamente 5 730 anos.

Forma-se nas camadas superiores da atmosfera onde os átomos de nitrogênio-14 são bombardeados por nêutrons contidos nos raios cósmicos:

7N14 + 0n16C14 + 1H1

Reagindo com o oxigênio do ar forma dióxido de carbono ( C14O2 ), cuja quantidade permanece constante na atmosfera. Este C14O2 , juntamente com o C12O2 normal, é absorvido pelos animais e vegetais sendo, através de mecanismos metabólicos, incorporados a estrutura destes organismos. Enquanto o animal ou vegetal permanecer vivo a relação quantitativa entre o carbono-14 e o carbono-12 permanece constante. A partir da morte do ser vivo, a quantidade de C-14 existente em um tecido orgânico se dividirá pela metade a cada 5 730 anos. Cerca de 50 mil anos depois, esta quantidade começa a ser pequena demais para uma datação precisa.

Quando o ser vivo morre inicia-se uma diminuição da quantidade de carbono-14 devido a sua desintegração radioativa. No carbono-14 um nêutron do núcleo se desintegra produzindo um próton ( que permanece no núcleo aumentando o número atômico de 6 para 7 ) com emissão de uma partícula beta ( elétron nuclear ). O resultado da desintegração do nêutron nuclear do carbono-14 origina como produto o átomo de nitrogênio-14:

6C147N14 + -1β0

Como essa desintegração ocorre num período de meia-vida de 5 730 anos é possível fazer a datação radiométrica de objetos ou materiais arqueológicos com idades dentro desta ordem de grandeza. O método, por isso, não é adequado à datação de fósseis que têm idades na casa dos milhões de anos e que são datados por métodos estratigráficos e por decaimento de outros elementos radioativos.